A capacitação é a alavanca mestra da produtividade - Mais Gestão

Entre em contato pelos telefones

(11) 3195-8915

Produtividade Industrial

Segundo Paul Krugman (Nobel de economia) a Produtividade não é tudo para uma empresa, porém a longo prazo é quase tudo. Ou seja, ela é a chave para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Atualmente, um trabalhador Brasileiro produz (em média) um quinto do que produz um trabalhador americano. As empresas precisam investir mais em treinamentos, capacitação e técnicas adequadas para melhorar o desempenho operacional.

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a produtividade no Brasil está estagnada a mais de 3 décadas e com um mercado cada vez mais competitivo, se não investirmos para mudar essa situação estaremos literalmente fora do mercado.

O que é Produtividade e Eficiência?

Produtividade é a relação do que se produz com o que deveria ser produzido. Enquanto a eficiência é a melhor utilização de todos os recursos de uma empresa.

Na nossa metodologia, os indicadores de produtividade nos mostra como o trabalho é desenvolvido de acordo com o padrão estabelecido e para esse cálculo desconsideramos o tempo perdido por motivos alheios a produção.

Para o cálculo de eficiência devemos considerar a capacidade que a empresa tem em desenvolver suas operações, ou seja, a capacidade da empresa em trabalhar como time.

Para o cálculo de eficiência devemos considerar a capacidade que a empresa tem em desenvolver suas operações, ou seja, a capacidade da empresa em trabalhar como time.

De nada adianta ter boa produtividade e baixa eficiência.

Como posso melhorar minha produtividade e eficiência?

A Nossa metodologia é composta por sete passos para aumentar a produtividade e eficiência e conseguir fazer mais com menos.

Dois pontos são importantes antes de iniciar o trabalho. a) Para obtermos resultados diferentes temos que mudar a forma que fazemos atualmente, se não mudarmos não há como obter resultados diferentes. b) Não é possível melhorar o que não se controla e será de fundamental importância a implementação de controles eficazes para então começar aplicar a metodologia.

Os Sete passos estão descritos abaixo:

1- Determinação dos padrões de Trabalho

  • Rotina de Trabalho
  • Tempos Padrões

Essa é a etapa onde devemos investir nossos maiores esforços. A Determinação da Rotina de trabalho e a definição do tempo padrão são fundamentais para as demais etapas e é o ponto crítico de todo o processo. Se cada operador tiver uma forma única e diferenciada para desenvolver uma atividade fica impossível determinar o tempo padrão. A Rotina tem que ser bem definida para daí é possível determinar o tempo padrão, que será a base de todo o trabalho.

2- Parâmetros da Racionalização industrial

  • Produtividade e eficiência
  • Carga de Mão de Obra
  • Carga Máquina

Com o tempo padrão e a rotina de trabalho definidas, podemos passar para a segunda etapa que é determina a produtividade e eficiência e a carga de mão de obra e carga máquina necessárias para desenvolver a atividade.

3- Melhoria de processo

  • Balanceamento de linha
  • Lay-out

Após determinado a carga máquina e carga mão de obra é possível determinar o balanceamento de linha e desenvolver melhorias nos processos e lay-out. Nessa etapa é possível desenvolver melhorias que possibilitaram produzir mais com menos e em alguns casos com pouco ou nenhum investimento. Ter criatividade e utilizar de fora adequada os dados coletas pode ser o diferencial dessa etapa.

4- Cálculo da viabilidade econômica

Algumas modificações/melhorias podem necessitar de investimentos e para isso é importante avaliar a viabilidade econômica do projeto.

5- Relatório final

O Relatório final, mostrando as vantagens do projeto é uma parte importante para garantir o investimento e desfrutar de todos os benefícios identificados.

6- Colocar todo o esquema proposto em prática

Após aprovação é importante colocar o projeto em prática, alterar padrões de trabalho, procedimentos e treinar os envolvidos.

7- Acompanhamento e controle

Após implementação é importante monitorar para garantir os benefícios do novo projeto. Todas essas metodologias servirão para fazer com que sua empresa cresça, mas, todo esse serviço é feito por uma empresa específica, e a Mais Gestão pode lhe ajudar, com os nossos serviços de consultoria empresarial.

A nossa empresa a Mais Gestão, também oferece serviços de consultoria voltados para as técnicas da cronoanalise.

Para saber sobre todas as nossas metodologias de trabalho, entre em contato com um de nossos consultores agora!

Com a utilização da Metodologia Mais Gestão sua empresa estará apta a competir com o mercado globalizado com um alto desempenho financeiro e operacional.

E o melhor é que o investimento é menor que os benefícios que sua empresa pode e irá desfrutar.

Para mais informações consulte-nos através do contato@maisgestao.com.br ou pelo telefone (11) 5518-3881

Para mais informações sobre Produtividade Industrial consulte-nos:

contato@maisgestao.com.br ou ligue (11) 3195-8915

Gostou? compartilhe!