A capacitação é a alavanca mestra da produtividade - Mais Gestão

Entre em contato pelos telefones

(11) 5524-8109

Eficiência Produtiva

Eficiência Produtiva

A Mais Gestão pode assessorar a sua empresa a atingir a excelência no desempenho de seus processos industriais, aumentando a sua eficiência produtiva.

Eficiência Produtiva é um dos fatores chave da sobrevivência de uma organização, “como atingir a eficiência produtiva?” A resposta desta pergunta não é fácil, pois existem inúmeras variáveis que afetam diretamente a eficiência produtiva, fazendo uma alusão ao diagrama de causa e efeitos, podemos citar: a mão de obra; a máquina; o método; a matéria prima; o local de trabalho; e o meio de medição.

Um dos melhores caminhos para a eficiência produtiva é a racionalização industrial, que é caracterizada principalmente pelo bom senso, lógica, criatividade e iniciativa das pessoas que comandam as ações em uma indústria, tornando sempre eficiente um trabalho, com objetivos definidos, tendo como meta final única o trinômio: qualidade; quantidade; e custo.

Maximizando os primeiros e maximizando os últimos. Enquanto que com o racionamento um corte de necessidades é feito sem um critério, a racionalização antes de tudo analisa o problema e racionalmente distribui os meios disponíveis coerentemente, para alcançar determinados resultados, de maneira uniforme e criteriosa, sem afetar o conjunto harmônico do universo atingindo, objetivando sempre uma economia.

Outro meio que deve ser utilizado em consonância com a racionalização é a gestão dos processos que possibilita o monitorar e controlar o desempenho dos processos, através de duas linhas de ação:

  • Gerenciamento da Rotina – O gestor imediatamente responsável pelo processo deve avaliar no dia a dia os resultados pontuais do processo com foco em identificar e conter as falhas operacionais.
  • Gerenciamento pelas Diretrizes – O gestor do processo deve monitorar de forma sistemática os indicadores de desempenho para gerenciar a tomada de ações sistemáticas de melhoria, de prevenção e de correção com foco no efetivo controle do desempenho.

Um trabalho de retroalimentação do processo através das ações de melhoria, de prevenção e correção é principal fator gerador e mantenedor da melhoria em qualquer organização. A definição, implantação e verificação da eficácia das ações devem ser conduzidas de acordo com uma metodologia ou ferramenta especifica que assegure a sua eficácia. Temos como exemplos: Ciclo do PDCA; DMAIC; Kaizen; etc.

O nosso processo de desenvolvimento dos projetos para aumentar a eficiência produtiva considera desde a realização do diagnóstico inicial, selecionando o melhor consultor até o encerramento do projeto. Durante todo o processo de implantação do projeto a MAIS GESTÃO realiza um cuidadoso trabalho de assessoria nas empresas, onde são realizadas reuniões periódicas entre a coordenação do Cliente e o Coordenador do Projeto MAIS GESTÃO, para o delineamento, avaliação e ajustes necessários.

Para mais informações sobre Eficiência Produtiva consulte-nos:

contato@maisgestao.com.br ou ligue (11) 5524-8109

Gostou? compartilhe!