A capacitação é a alavanca mestra da produtividade - Mais Gestão

Entre em contato pelos telefones

(11) 5524-8109

MTM - Medição de Tempo de Método

MTM - Medição de Tempo de Método

O MTM, Methods-Time Measurement, é um sistema de tempos pré-determinados que foi desenvolvido por H. B. Maynard, G. J. Stegemerten e J. L. Schwab em 1948. Tem como base o estudo de tempos e movimentos para melhorar as operações em uma linha de produção. Conforme Meyers (1999), “provavelmente é o sistema de tempos pré-determinados de maior uso atualmente”.

O método MTM hoje é muito mais que isso. MTM é um instrumento para descrever, estruturar, configurar e planejar sistemas de trabalho por meio de módulos definidos de processo, sendo, portanto, um padrão eficiente de sistemas de produção. Pode ser utilizado em qualquer lugar onde for preciso planejar, organizar e realizar uma tarefa humana visando seu efetivo cumprimento.

Por isso, podemos encontrar aplicações do método MTM não só nas áreas de produção, logística e manutenção, mas também na administração ou no setor de prestação de serviços.

O método MTM é hoje o método de tempos pré-determinados mais difundidos no mundo inteiro, criando assim um padrão uniforme de desempenho e planejamento para seus usuários.

O MTM, conforme definição de seus autores, “analisa qualquer operação manual ou método em seus movimentos básicos requeridos para serem realizados e associa a cada movimento um padrão de tempo pré-determinado que é estipulado pela natureza do movimento e as condições sob as quais é realizada” (Maynard, 1948).

O objetivo do estudo dos movimentos é a determinação do melhor método para execução de um trabalho, mediante a análise dos movimentos feitos pelo operador durante a operação. Procura-se eliminar todos os movimentos que não concorrem realmente para o desenvolvimento e progresso do trabalho.

Reconhecendo que, para a execução de uma operação, é necessário um tempo, variável conforme o método, Gilbreth verificou a possibilidade de subdividir mais ainda os elementos de trabalho de Taylor. Com a ajuda de filmes e outras técnicas fotográficas, conseguiu identificar uma grande quantidade de execuções manuais (afazeres das mãos), os quais classificou em 17 elementos; a esses elementos denominou “therbligs”, um anagrama de seu nome. Na tabela 2 são citados os "therbligs" elaborados por Gilbreth.

  1. 1. Alcançar
  2. 2. Pegar
  3. 3. Mover
  4. 4. Colocar em posição
  5. 5. Juntar (posicionar)
  6. 6. Desmontar (separar)
  7. 7. Usar
  8. 8. Soltar
  9. 9. Procurar
  10. 10. Encontrar
  11. 11. Escolher
  12. 12. Pré-colocar em posição (preparar)
  13. 13. Pensar
  14. 14. Examinar
  15. 15. Atraso inevitável
  16. 16. Atraso evitável
  17. 17. Tempo de descanso
    A estes 17 elementos, um aluno de Gilbreth acrescentou mais um, posteriormente:
  18. 18. Segurar

Os trabalhos de Assessoria Empresarial desenvolvidos pela MAIS GESTÃO, no desenvolvimento de programas de MTM, tem como principais objetivos proporcionar aos seus clientes: a redução do tempo de produção; o aumento da qualidade e da produtividade; eliminação de gargalos produtivos; balanceamento de linhas.

A nossa proposta de trabalho de Assessoria para o desenvolvimento do programa MTM foca nas seguintes etapas:

Diagnóstico

  • Identificar e entender as demandas e necessidades da organizar e avaliar a situação atual dos tempos e métodos do processo.

Definições Iniciais

  • Fazer o mapeamento da situação atual dom relação a MTM;
  • Definir a situação futura que será o objetivo de melhoria e de ganho do trabalho de MTM.

Planejamento de Melhorias do Processo

  • Elaborar um Cronograma de Trabalho com foco na implantação dos trabalhos de MTM.

Execução das Ações de Melhoria

  • Treinar as pessoas da organização envolvidas nas melhorias.
  • Implantar ações de melhoria necessárias ao programa de Cronoanálise, tempos e métodos.

Encerramento do Projeto de Melhorias

  • Fazer análise critica para a validação das melhorias de MTM e métodos atingidas.
  • Apresentação de Resultados Alcançados.

Metodologia Aplicada:

Documentação

Folha de estudo de tempos detalhada

Lay-out do Posto de Trabalho

Análise do Estado Atual

Análise detalhada com implementação de melhorias:

Novo processo Balanceado

Novo Lay-out

Etapas do Processo

A Mais Gestão através de sua equipe de consultores, e com a experiência adquirida ao longo de seus anos de atuação, pode auxiliar sua Organização na implantação de um Projeto de Melhoria de Produtividade com objetivo de tornar sua empresa mais competitiva e lucrativa.

Para mais informações sobre MTM - Medição de Tempo de Método consulte-nos:

contato@maisgestao.com.br ou ligue (11) 5524-8109

Gostou? compartilhe!