A capacitação é a alavanca mestra da produtividade - Mais Gestão

Entre em contato pelos telefones

(11) 5524-8109

Gestão de Processos Produtivos

Os processos de uma organização são elementos vivos: diariamente, surgem novas demandas que exigem a sua adaptação. O Desenvolvimento de processo e a sua manutenção e melhoria é realizado através de práticas de gestão de processos produtivos.

Gestão de Processos ProdutivosConsiderando que um processo é uma estrutura para ação, suportada pela ordenação das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, “inputs” (entradas) e “outputs” (saídas) claramente identificados e que tem como principal finalidade gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos. A gestão de processos produtivos é concebida como um conjunto de atividades ou etapas que visa à melhoria da qualidade dos produtos que são oferecidos por uma organização. Dessa forma, uma centralização nos processos, buscando aperfeiçoá-los é fundamental para competitividade destas organizações.

Desenvolver modelos de gestão de processos produtivos possibilita às organizações gerenciar seus resultados de forma estrutura e alinhada aos princípios de gerenciamento pelas diretrizes e de gerenciamento da rotina, proporcionando a organização obter retorno positivo em seus resultados operacionais e financeiros.

Gestão de Processos ProdutivosA abordagem por processos permite às organizações eliminar as barreiras que existem quando ao invés de processos são gerenciados departamentos funcionais.

A nossa proposta de projeto de consultoria para o desenvolvimento de um modelo robusto de gestão de processos produtivos passa por uma sequencia de eventos que nos permitirá partir do mapeamento dos processos, passando pela análise de sua estrutura e funcionalidade até o estabelecimento de um método de gestão de processos focado na melhoria contínua do desempenho.Este trabalho é desenvolvido com base nas seguintes etapas:

Diagnóstico

  • Identificar Macro Processos da Organização, suas principais “entradas” e “saídas”, bem como suas inter-relações.
  • Identificar a estrutura de gestão processos produtivos mais adequados às demandas e cultura da Organização.

Definições Iniciais

  • Revisar a base de indicadores de desempenho nos níveis: estratégico; tático; e operacional.
  • Alinhar a gestão de processos aos Objetivos estratégicos, táticos e operacionais.

Planejamento de Melhorias do Processo

  • Definição de Cronograma de Trabalho para a melhoria da gestão de processos produtivos.

Execução das Ações de Melhoria

  • Desenvolver o método de gestão de processos em dois níveis: Macro Processo; e Subprocessos.
  • Estabelecer estrutura operacional dos processos com foco nos resultados esperados, estabelecer “pessoas”; “procedimentos padronizados”; “infraestrutura”; e “indicadores do processo”.
  • Treinar pessoal envolvido nas atividades de implantação e manutenção da gestão de processos produtivos.
  • Implantar a estrutura dos processos padronizados.

Encerramento do Projeto de Melhorias

  • Analisar e Validar a Eficácia do modelo de gestão de processos produtivos.
  • Apresentar Resultados Alcançados.

Para mais informações sobre Gestão de Processos Produtivos consulte-nos:

contato@maisgestao.com.br ou ligue (11) 5524-8109

Gostou? compartilhe!