A capacitação é a alavanca mestra da produtividade - Mais Gestão

Entre em contato pelos telefones

(11) 5524-8109

Produtividade Industrial

Produtividade Industrial

A Mais Gestão pode assessorar a sua empresa a atingir a excelência no desempenho de seus processos produtivos, aumentando a sua produtividade industrial.


Atualmente passamos por um processo de crescimento da atividade industrial, e também somos colocados à prova quanto a nossa competitividade e produtividade industrial. Diariamente somos exigidos para “melhorar, melhorar, melhorar....”. As indústrias estão havidas por soluções que proporcionem a efetiva melhoria de seus resultados. Isto pode ser atingido através da aplicação de técnicas e metodologias de trabalho que estão prontas para serem usadas, só precisamos saber como.

As métricas de produtividade industrial medem a quantidade produzida em função dos recursos utilizados, estes por sua vez podem ser medidos: em pessoas; horas de trabalho de máquina ou de pessoas; em máquinas ou até em dinheiro. É comum vermos medições de produtividade aparente do trabalho que consiste no valor de produção por operário ou por hora de trabalho.

Nas organizações o trabalho e as tarefas são organizados em processos, estudar estes processos significa desenvolver ações de melhoria o que é determinante para a produtividade industrial. Desenvolvendo este conhecimento podemos entender quais as etapas destes processos que agregam valor e quais não agregam valor, são comprovados que os maiores aumentos de produtividade consistem em eliminar tarefas desnecessárias, tempos de espera, estoques desnecessários, produção desnecessária, etc..

Programas que se propõe a estabelecer conceitos de manufatura enxuta, gestão pelas diretrizes, gestão dos processos, entre outros podem ser o caminho para o aumento da produtividade industrial de uma organização.

Os especialistas também entendem que as pessoas também precisam ser mais produtivas e algumas dicas são bem vistas na busca do aumento de produtividade pessoal, são elas:

  1. Escreva metas: de curto prazo, médio prazo e as de longo prazo.
  2. Dê prioridade às tarefas.
  3. Aprenda a dizer “não” para pedidos impossíveis de realizar.
  4. Delegue sempre que possível.
  5. Evite interrupções.
  6. Faça uma pausa e se exercite por alguns minutos.
  7. Divida projetos extensos em pequenas tarefas.
  8. Estabeleça data final para você mesmo para os projetos e trabalhos.
  9. Faça as tarefas rotineiras no mesmo horário, todos os dias para racionalizar o tempo.
  10. Use tecnologia para lembrar datas de eventos importantes.

O desenvolvimento de um sistema que permita realizar o monitoramento e controle dos resultados atingidos é muito importante, pois “se não controlamos, não conseguimos melhorar”. Sendo assim estruture adequadamente o “Método de Medição”, isto é, defina indicadores que realmente sejam uteis para os gestores do processo e assegure-se de que, estes indicadores demonstram claramente a eficiência e a eficácia do processo. Estes indicadores também devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

O nosso processo de desenvolvimento dos projetos com foco no aumento da produtividade industrial de está focado no atendimento às reais necessidades do cliente. Este processo considera desde a realização do diagnóstico inicial, selecionando o melhor consultor até o encerramento do projeto. Durante todo o processo de implantação do projeto a MAIS GESTÃO realiza um cuidadoso trabalho de assessoria nas empresas, onde são realizadas reuniões periódicas entre a coordenação do Cliente e o Coordenador do Projeto MAIS GESTÃO, para o delineamento, avaliação e ajustes necessários.

Para mais informações sobre Produtividade Industrial consulte-nos:

contato@maisgestao.com.br ou ligue (11) 5524-8109

Gostou? compartilhe!